domingo, 21 de fevereiro de 2010

Livro tema "O Velho E O Mar"


Hoje vou explicar o porquê de O Velho E O Mar ser meu livro tema, ele não é o meu favorito, mas é um dos livros que mais me fez refletir sobre certas relações e acontecimentos de nossa vida.
O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1954, Ernest Hemingway escreveu em 1951 esta obra que tratam da história de um velho pescador que luta com um gigante espadarte em alto mar por entre a Corrente do Golfo. Durante suas tentativas, vemos que é necessário persistência e muita calma para alcançarmos nossos objetivos e que a amizade é um importante apoio.

Metaforizando para a nossa vida, para quase tudo necessitamos de uma paciência enorme. Eu gosto de comparar a pesca ao espadarte com o início de um relacionamento amoroso: você joga a isca, esperando que o espadarte abocanhe, ela tem que ser atraente, seja pela aparência ou cheiro. Se ele mordê-la é hora de dar um puxão para que o anzol prenda nele, sem machucar muito.
Agora é a hora que mais exige paciência, você não pode puxar a linha de uma vez, pois ela arrebenta, tem que esperar o bicho cansar para então puxar para dentro do barco.
Enquanto ele não cansa você precisa ter atenção, o sangue que escorre pelo machucado do anzol, pode atrair tubarões, ou mulheres que se interessam por caras semi-comprometidos, sedentos por tirar um pedaço do seu enorme espadarte.
Às vezes é inevitável e os tubarões conseguem levar grande parte, se você o perder, conte com a ajuda dos amigos e parta para nova pesca.
Porque de verdade, o mar está cheio de peixes.

2 comentários:

M.H. disse...

Juh, adorei as comparações, super reais MESMO! Já tinha vontade de ler algo do cara, e com esse comentário, vou correndo atrás !

Viwianny disse...

Paciencia minha amiga, alguns peixes só beliscam a isca, já outros são afoitos, logo abocanham a isca e levam o anzol embora; não é fácil saber a hora certa de puxar a linha, mas quando você menos esperar o grande peixe vai morder sua isca e intuitivamente você saberá fisgá-lo. Do que adianta fisgar muitos corações se eles são cheios de espinhos que nos ferem.