Topeira diz: Quando terei que sair de casa num domingo, para ir até o lugar que voto, nem lembro direito, e apertar aquelas teclas?
MN: o primeiro turno acontecerá dia 3/10, e o segundo, se necessário será 31/10. Diz-se que a candidata do PT, Dilma levará no primeiro turno, assim no dia 31 todos os seus colegas toupeiras poderão assistir ao domingo legal sossegados.
Topeira: é presidente? E o que mais?
MN este ano elegeremos além do presidente, senador e governador, deputados federais e estaduais. Fique atento para saber quais são os candidatos do seu Estado.
Você pode simular seu voto aqui e não errar na hora.
O primeiro voto é de Deputado Estadual e são cinco dígitos;
O segundo voto é de Deputado Federal e são 4 digitos;
O terceito e o quarto voto são para eleger Senadores e são 3 dígitos;
O quinto voto é para Governador e são 2 dígitos;
O último é o voto para Presidente, o que todo mundo acha que é o mais importante, mas não é, e são 2 dígitos.
Topeira: Aff, muito difícil, vou votar em branco mesmo.
MN: Um grande erro seu, perder a chance de escolher seu candidato, ai não vale reclamar que "o país tá uma porcaria"
Topeira: Anulo então?
MN: É o seu direito, mas tudo isso é preguiça ou protesto?
Topeira: Protesto, pode crer, a galera vai votar no Tiririca, pior que tá não fica!
MN: Realmente você reflete o pensamento da população brasileira, o zé povinho, pensa pequeno, massa de manobra. Vai votar porque é engraçado? Vou te falar o que é engraçado:
Na propaganda de Tiririca, o palhaço e comediante (o palhaço somos nós e não vamos ver graça nenhuma) usa em sua campanha que não sabe o que um Deputado Federal faz, vou explicar de um jeitinho que ele talvez entenda, se souber mesmo ler:
Os deputados federais são os representantes nacionais populares que devem decidir sobre as leis, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, tudo dentro dos termos constitucionais.
O mandato do deputado federal é de quatro anos, e ele pode concorrer a sucessivas reeleições. Os deputados federais mantém escritórios em suas bases eleitorais nos Estados de origem.
Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição).
De acordo com a legislação em vigor, os deputados federais são eleitos por Estados. Cada Estado tem uma representação proporcional à sua população, com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado – incluindo o Distrito Federal.
MN:Entendeu como é importante? Além disso, o Tiririca deve sofrer cassação ao mandato nos próximos dias e se eleito, esta é a melhor coisa que poderia acontecer para a chapa dele, que é quem deverá exercer o poder mesmo. O palhaço é apenas um boneco, um fantoche, quem vai decidir leis realmente não é ele.
Topeira: entendi, além de receber salário milionário, ele não vai trabalhar!! Eu TBM quero mamar na teta do governo!!!
MN: Todo mundo quer! Ao invés de tentar mudar, conhecer seus candidatos e exigir seus direitos, a população quer também se aproveitar.
Um exemplo do que o Deputado Federal pode fazer por você:
Pagamos 76 tipos de impostos, isto mesmo Topeira, sobre o faturamento da sua empresa 48,83% vão para o governo, se você é o Eike Batista, diboa né? Mas se você é a dona da Daslu tem que sonegar uns impostinhos e ser presa , acontece!
O complicado mesmo é quando você depende de um remédio para viver e paga até 40% a mais no valor dele por conta de quem? Dos impostos, que beleza!
Agora te pergunto, para que servem os impostos?
Topeira: Fácil! Salário dos políticos, cartão de crédito, conta de celular, jatinho, passagens áereas, dólar na cueca!
MN: Exatamente! Tá pegando rápido o raciocínio!
Tem outros candidatos que vale a pena destacar, sabe por que? Eles vão ganhar e quero mostrar que legal. O que faz um Senador?
Acesse o ficha limpa e confira se o seu candidato tem culpa no cartório: http://www.fichalimpa.org.br/
____________________________________________________________________________
updates
Natassia Pessoa - Ainda bem que meu estado atual (paraná), ainda não tem esse tipo de picaretagem! Só candidatos exs rivais estão se aliando. Normal, mas isso não faz muita diferença nos votos. Tenho pena do povo carioca, pois tem que aguentar até uma mulher pêra querendo se candidatar a deputada federal. Ainda bem que não estou mais lá pra ver essa barbaridade. Ainda bem!
3 comentários:
Ótimo post, só tenho uma observação, o voto nulo e o voto branco na prática são a mesma coisa, já que nenhum dos dois entram na conta dos votos válidos, conforme é explicado no site do TSE: http://www.tse.gov.br/eje/html/info_eleicoes3.html
oie Luma, valeu pela dica, vou atualizar! beijus
Opa, achei muito bacana o post, vi através da @thaisaux, parabéns.
Uma observação sobre os votos em branco, eles não vão para o que está vencendo. Na verdade quando era utilizada a cédula (papel mesmo), alguns sacanas preenchiam com o numero de algum candidato, isso é um fato. Os votos em branco até 1997 eram contabilizados para um candidato fictício, ou seja, era visto como um voto válido, assim permanecia aquela história dos 51% para terminar em primeiro turno.
De pois de 1997 com a criação da lei 9.504, eles passaram a ser tratados como os nulos, são desconsiderados. Assim a porcentagem necessária para acabar em primeiro turno também diminui proporcionalmente.
Resumidamente é isso, se quiser mais detalhes (pouca coisa a mais hehe :P ): http://br.eleicoes.yahoo.net/guiadoeleitor/15
Desculpe a correção mas, ouvi isso recentemente e fui pesquisar, também achava que os brancos iam para o quem estava despontando.
Grande abraço!
Postar um comentário