quinta-feira, 10 de março de 2011

Resistir à pressão faz parte!

Matéria da Folha.com tuitada por nosso querido @marcelotas:


Um em quatro aprovados desiste da USP

 Dos 10.652 nomes que constavam na primeira chamada da Fuvest (vestibular da USP) neste ano, 2.562 não se apresentaram para a matrícula, informa a reportagem de Laura Capriglione e Fábio Takahashi publicada na edição desta quinta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)


O resultado dessa espécie de evasão instantânea é que nunca foi tão gorda a lista da segunda chamada. Em 2005, de 9.567 aprovados na Fuvest, 1.243 desistiram da USP na primeira chamada --dava 13% do total.
Cursinhos, reitoria da USP e MEC atribuem o fenômeno à multiplicação de vagas nas universidades federais, ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) --pelo qual um estudante pode disputar vagas em várias universidades públicas pelo Enem--, ao ProUni e ao Fies (financiamento estudantil do governo federal).

meninas na praça do relógio, ECA ao fundo.

Lá na faculdade (fiz FFLCH) gostamos de dizer que difícil não é entrar! Difícil é sair mesmo! Ônibus lotado, que demora, e para ir de trem então? Pior ainda, tem que atravessar o acesso à Régis, sem farol, esperar o SECULAR (circular que quase não passa) ou ir a pé até seu prédio, o que pode demorar até 30 minutos dependendo de onde você estuda.
Ai você chega lá e a estrutura está péssima, tirando a FEA, reformas que demoram anos, você acredita que os famosos banheiros do prédio da  Letras ficaram com tapume por quase 2 anos?
Então é fila para o banheiro, fila para os 4 bebedores para 3 mil pessoas, salas que não comportam o número de alunos, no primeiro ano, eu estudei com o Ivan Lopes de Linguística, e quem chegava tarde tinha que buscar carteira em outra sala e sentar fora da porta. 
Super desanimador? Não, pois a aula do professor era incrível.
Ai você estuda com um professor da estirpe do Murilo Marcondes (olha ai folha eu divulgando vocês), ou Lilian Jacoto, ah o Helder Garmes, Ataliba de Castilho e outros mestres, e você esquece todos os entraves.
Você tem o CineUSP, o CEPE com atividades gratuitas (fiz 4 anos de yoga), festas (ninguém é de ferro), shows na praça do relógio, uma vivência de universidade, com intercambistas, pessoas mais velhas e estudiosos. Livros de todos os lugares do mundo, novas vivências e o melhor de tudo, OPORTUNIDADES.
Se a sua faculdade vira seu sobrenome, muito prazer Juliana Piotto, formada pela Universidade de São Paulo.
Seis anos de muito esforço, milhões de leituras, horas de sono atrasada, mas muito orgulho!
Este papinho de a USP é uma porcaria é de gente frustrada que não quer cursar por algum motivo besta.
Biblioteca da FFLCH, zilhões de horas ali.

Como algumas pessoas deixaram no comentário, a ProUni pode ter colaborado pela evasão, se o estudante mora próximo à uma faculdade particular onde consegue bolsa, claro que ele vai preferir cursar lá à pegar 2 horas de condução para chegar à Cidade Universitaria.E sim existem muitas faculdades melhores que na USP, muitas, mas o legal lá é fazer a sua grade, pesquisar qual professor é o melhor para sua formação, qual é especialista no que você vai seguir, vai muito do esforço pessoal, então quem está acostumado ao "esquema escolinha" pode se dar muito mal e falar que a culpa é dos professores, ou da estrutura. Nossa defendo a minha Universidade com unhas e dentes!!

Um comentário:

Vy disse...

Uspianos unidos jamais serão vencidos, haha! Concordo com tudo, quem prefere ar condicionado a conhecimento que vá pra Faap's da vida! E realmente, entrar é a parte fácil da Fuvest, sair é que é dificil! Dificil de deixar pra trás tanta coisa boa, tanta gente interessnate e até os perrengues que acabam se tornando lendas entre os alunos! Dou graças a Deus de nunca ter desistido, de ter pego o caminho dificil, mas mais gostoso!