sexta-feira, 11 de junho de 2010

Por que as mídias sociais ainda não são valorizadas?


Quando a internet começou a se popularizar, isto no início dos anos 90, os fóruns de discussão e os Live journals começaram a ganhar força, lá era possível expor sua opinião, ainda sem expor muito sua cara. As câmeras digitais chegavam ao mercado e poucas pessoas tinham fotos digitalizadas.
A tecnologia evoluiu, os preços, de computador, câmeras e internet, baratearam e de repente fomos bombardeados com milhões de fotos acompanhadas de texto, eram os anos 00 e os fotologs e blogs foram chamando atenção, eram tantos usuários novos por dia, que o fotolog.com criou uma cota para novas contas brasileiras, alguém lembra disso?

Então surgiu o Orkut e com ele uma revolução no modo do brasileiro usar a web, agora o importante era a sua vida, mais do que suas ideias, era o que você queria  mostrar, às vezes até demais, vide fotos de biquini nos perfis, e seus gostos e preferências. As comunidades do tipo : "Adidas", "Eu assisto redetv", " Amo Rosa", etc, passaram de milhões de membros, nisso os profissionais mais expertos encontraram ai um meio de chamar a atenção dos jovens, de conquistar novos consumidores.Hoje sabemos que nossos pais também acessam. Nasceu ai a necessidade do Analista de Mídias Sociais!

Ele deveria estudar o seu produto e encontrar os nichos virtuais. Então criar um canal com o consumidor e mostrar porque o seu produto é melhor. A teoria é fantástica, o meio é mais barato e o potencial de impacto as vezes maior que o de outras mídias. Só que não é sempre assim, o famoso Ctrl C + Ctrl V pode não alcançar ninguém.
A função do analista é pesquisar, economizar tempo e tratar com respeito os meios que vai utilizar. Quantas vezes já lemos posts em blogs importantes reclamando da falta de cuidado das agências de publicidade, muitas pensam que os blogueiros "brincam de escrever" e tratam com descaso aquele que pode ser o melhor meio de divulgação. Melhor meio porque hoje, nas comunidades virtuais, a opiniao do meu amigo 'e muito mais importante que uma propaganda bem elaborada veiculada em horario nobre. Se alguem me fala: ` o esmalte X nao descasca com facilidade` eu vou querer experimenta-lo!

Eu já passei pelos dois lados, como blogueira e como agencia, e olha, sofri, para ganhar os meus kits merecidos, tive que importunar e mendigar. Mas agora estou implementando os perfis de uma marca de roupa e me deparei com o modelo conservador em forma de produtora.
Conversavamos sobre o estilo de fotos que eu preciso que sejam tiradas, lookbook, e ela odiou, acha feio, quer fazer uma grande produção com muitas modelos e etc, concordo que para um catálogo isto seja necessário e bonito, mas foge da minha necessidade.
Falei do meu plano de mídia e sabe o que ela deu de ideia para o dono da empresa?
"Vamos contratar um estagiário na faculdade, pagamos 450 Reais para ele ficar divulgando em sites e trocando banner!"

R$ 450,00? Falei um monte, como ela pode sugerir tal coisa?

Tudo bem que muitas vezes parece inútil este tipo de divulgação e muitos "profissionais" só fazem besteira e tiram a credibilidade e importância desta profissão.
Então, se você quer entrar neste meio, tenha RESPONSABILIDADE, palavra, um manual de redação e ortografia na mão (o que já vi de email mal escrito e impossível de entender, vocês nem acreditariam!) e profissionalismo, temos tudo para dar muito certo!

2 comentários:

Viwianny disse...

Poxa, Jú!
Lendo o título do post, eu pensei que não teria o que comentar, mas ao final da leitura, eu fiquei indignada; ESSA PRODUTORA FAZ PROPAGANDA DE QUE?! DE RODA QUADRADA!
Você com sua experiência, apontando o caminha mais cuto para atingir o usuário das redes sociais e eles insistido no erro.
Eles perdem muito subestimando as suas idéias.

Beijos,
vivi.

Anna Carol disse...

É, eu vejo isso por mim.
Busco uma vaga na área e não consigo. Sabe pq? Pq não tenho experiencia comprovada e pq pagam pouco para estagiário! COMO vou me especializar em alguma coisa se não tenho grana para pagar? E tipo, tu te deparou com isso em SP, onde não poderia mais ter tanta empresa com visão antiga. Eu moro em Novo Hamburgo/RS e aqui NÃO TEM empresa com visão moderna, que aceite o diferente e uma nova maneira para as coisas... Dá vontade de soltá uma bomba e matá tudo hehehehe! Bjo!