terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas pra gente! Como otimizar o tempo e aumentar sua produtividade

Do vyaestelar, por Roberto Shinyashiki


1. Livre-se dos ladrões do tempo

O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet: Chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Desconecte-se da internet sempre que estiver envolvido em alguma tarefa específica. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado.
2. Faça um download no seu cérebro

Uma das coisas que destrói a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo. A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro e transferir tudo para uma lista, todas as noites. Dessa forma, essas preocupações “desocupam seu cérebro”, permitem que você descanse, sabendo que as coisas estão lá, seguras, e não serão esquecidas. Você vai dormir melhor e estar mais preparado para o dia seguinte.
3. Organize suas pendências

Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências. Depois execute o que planejou, uma coisa de cada vez.
4. Crie rituais

Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia. Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir. Fazendo tudo na mesma ordem (por exemplo: alimentação, banho, alguma prática espiritual), você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”.
5. Trabalhe em blocos de tempo

Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada em tempo nenhum. Quando tiver algo para fazer, estabeleça o tempo (30 minutos, 40 minutos, 1 hora), desligue tudo e se concentre fazendo só essa única tarefa.

Avalie como você lida com o seu tempo e o quanto pode estar perdendo em produtividade, por não ter um método bom para trabalhar.

cuidando dos problemas, um de cada vez!

Como é difícil!!Sabe DDA? Distúrbio de Déficit de Atenção? Eu tento, mas como é difícil me concentrar em algo, às vezes forço, fecho tudo, minhas abinhas do firefox geralmente estão com 4 sites e assuntos diferentes abertos!! Tenso!

Um comentário:

Viwianny disse...

Oi Jú!
Eu já fiz teste de DDA; eu ia fazendo uns risquinhos no papel e de tempos em tempos a psicologa pedia para eu parar, aí eu tinha que mudar de linha, ela fazia isso e ficava rindo de mim (eu não gostei dessa atitude dela, pois meu déficit de atenção era sério, estava me prejudicando no trabalho), ao final do teste ela me disse que eu não tinha DDA e que eu devereia praticar caminhada e sair mais de casa para espairecer, ou trocar de emprego, então o emprego trocou de mim (se é que você me entende).

BeiJu,
Vivi.