quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

acreditar ou não em signos?

Semana passada fomos surpreendidos novamente com a história de que os signos do zodíaco tinham mudado, entrou um tal de Serpentário entre os 12 signos conhecidos, foi o maior bafafá, o meu mudaria de peixes para aquário, seria minha salvação do reino suicida e solitário?


Não!Recorri ao site Personare e eis a resposta:
Recentemente astrônomos de Minnesota, nos EUA, afirmaram que a precessão dos equinócios teria mudado o alinhamento das estrelas e, consequentemente, os signos do zodíaco. No entanto, é importante esclarecer que existe uma diferença entre constelações e signos. As primeiras se movem na esfera celeste e podem mudar de lugar, mas os signos são fixos.
Para você entender melhor, imagine que uma faixa circular é projetada a partir da Terra e dividida em doze setores iguais. Isso é o que astrologicamente chamamos de "signos zodiacais". Os signos, para a Astrologia, são geométricos. Mas como algumas constelações celestes levam o mesmo nome dos signos astrológicos, muita gente confunde e acha que signos e constelações são a mesma coisa.
Por esse motivo, seu signo não mudou, justamente porque nunca foi uma constelação.


Ufa, para muita gente, mas e o meu problema?
A gente fica achando que a posição dos planetas na hora de nosso nascimento podem influenciar a nossa vida e personalidade...Estou preferindo achar que o que os "astrólogos" sugerem acabam influenciando a gente na verdade, que tudo não passa de uma convenção. Sou sensível, amo arte, moda música e cinema, como os nativos do meu signo, mas não é todo pisciano que curte divagar sobre as formas de um prédio, ou um filme oriental bem triste. Cada um tem o seu modo de ser.
Gosto daquela frase que diz :

O destino baralha as cartas, e nós jogamos. 

Arthur Schopenhauer


É realmente isso.Meu signo é bonitinho, mas não vai definir como viverei, mas bem que ele podia me dar uma forcinha este ano né?

3 comentários:

Blue. disse...

Ju,

Eu acredito que podemos ser o que quisermos... a identidade é relativa (olha a antropóloga falando...rsrs), e as pessoas podem mudar, podem se adaptar, dentro de certos limites, é claro.

Por exemplo: repare nas generalizações, como "todo pisciano é sensível", ou "todo ariano é briguento". No fim das contas, todas as pessoas são sensíveis e também briguentas, mas em níveis diferentes...

Um lado bom da astrologia seria o auto-conhecimento. Mas o lado meio perverso disso e de todo sistema de classificação é engessar e justificar o mundo tal como ele é. Nesse sentido, as pessoas usam suas personalidades como um empecilho pra evoluir, para uma auto-crítica...

bjos

Adriel Christian e Nath Castro disse...

Bom, eu não acredito em signos. Prefiro viver a vida intensamente! Muitas pessoas estão pirando por causa dessa mudança. Eu acho que não são pequenas frases que irão dizer realmente o que irá acontecer nas nossas vidas. : )

Viwianny disse...

"suicida e solitário?" Se essas são caracteristicas de um pisciano, então eu devo trocar de signo, de câncer para peixes, ou melhor, incluir um 13° signo nos zodiacos, o signo do carangueijo eremita, mesclando caracteristicas de câncer e peixes.

Beijo grande pra quem tá deprê.
Vivi.