quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Aumente suas vendas com E-Commerce - o livro
Para me redimir do post anterior, e vocês não acharem que sou uma fútil devoradora de livros de relacionamento, vou comentar sobre um livrinho, pequeno, que tem o título comercial Aumente Suas Venads Com E-Commerce, mas que na verdade é uma monografia sobre termos e dados do mesmo e que se tem por objetivo catequizar o leitor sobre a importância do recém nascido comércio eletrônico, por meio das cansativas repetições e citações, consegue fixar em nossa memória!
Dados importantes
-A internet teve suas origens nos anos 60, da APARNET, um sistema militar que possibilitava interligar computadores distantes geograficamente;
-o www (world wide web) surgiu nos anos 90 e é a internet gráfica, a que possibilitou a criaçõa de websites;
-E-business é o uso intensivo das tecnologias da internet para a execução de todos os processos de negócio de uma empresa, daí a necessidade do email maior e mais rápido, o negócio eletrônico busca realizar suas funções em tempo zero e com a distância equivalente a zero;
-E-commerce é o conjunto de atividades comerciais que acontece online, permite às empresas aumentarem em precisão e eficiência o processamento das transações do negócio; isto significa, controlar melhor os estoques, com a evolução do código de barras, atender à demanda prontamente, receber feedback imediato do cliente, suprir qualquer tipo de dúvidas e claro, vender mais e para pessoas cada vez mais longe;
- O E-business não envolve transações comerciais, ficando restrito à intre-relação de empresa com o site, o contrário do E-Commerce, que está diretamente ligado à troca, seja de mercadoria ou de serviço;
O livro também traz alguns gráficos mostrando que o comércio eletrônico aumenta a cada ano, traz o exemplo da Magazine Luiza, que entrou na internet para ampliar as vendas.
Caso pessoal, minha mãe comprou o armário do meu irmão pelo site, lá você escolhe o modelo e a cor, tão fácil que até uma pessoa sem experiência online é capaz de comprar.
Claro que por trás de toda loja virtual existe um empreendimento real, mesmo que não seja uima loja física, o site Submarino, o maior no gênero, só faz vendas online e para atender à todos os clientes investiu em um enorme galpão, informatizou o estoque e contratou uma empresa de entregas.
Tudo visando agilidade e um esquema que não aceita erros, já que o cliente que compra em lojas virtuais é mais ansioso, ele quer o produto logo e sem extravio, pois um erro e o cliente nunca mais comprará na loja.
Isto tem a ver com o groundswell também, tema para próximo post, se eu compro na loja x, o produto seja no prazo, bem embalado, perfeito estado, vou twittar como fui bem atendida e como vale a pena comprar lá, meus seguidores e amigos vão se sentir inclinados a comprar lá também, o comentário depreciativo é ainda mais rápido, se atrasa, é caro e vem sujo, vou reclamar e com certeza meus seguidores não comprarão lá.
Conclusão
O livro não traz fórmulas mágicas e nem novidades que te ajudariam a melhorar as vendas, só diz que a tecnologia esta ai, para proveito dos investidores, e que cresce cada vez mais rápido, já que voltamos a acreditar em seu potencial.
Diz também que durante o Bug do milênio - lembra que diziam que com a virada de 99 para 00 os computadores entrariam em erro e seria um Deus nos acuda, aviões cairiam, bancos perderiam dinheiro, hospitais entrariam em pane- fato controlado pela atualização nos computadores, mesmo assim a internet passou por um período de desconfiança, que só depois de 2005 começou a ser superada.
Informações
Aumente suas vendas Com E-COMMERCE
Leandro Lima Da Silva
Ed. Ciência Moderna
RJ, 2009
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Um comentário:
Eu estava pensando em comprar o livro, mas depois de ler essa resenha vi que não vale a pena rsrs
Obrigada pelo post, até mais!
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